sexta-feira, 30 de abril de 2010

Love ?



Dicionário Michaellis diz:
amor
a.mor
sm (lat amore) 1 Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. 2 Grande afeição de uma a outra pessoa de sexo contrário. 3 Afeição, grande amizade, ligação espiritual. 4 Objeto dessa afeição. 5 Benevolência, carinho, simpatia. 6 Tendência ou instinto que aproxima os animais para a reprodução. 7 Desejo sexual. 8 Ambição, cobiça: Amor do ganho. 9 Culto, veneração: Amor à legalidade, ao trabalho. 10 Caridade. 11 Coisa ou pessoa bonita, preciosa, bem apresentada. 12 Filos Tendência da alma para se apegar aos objetos. Antôn: aversão, ódio. sm pl 1 Namoro. 2 O objeto amado. 3 O tempo em que se ama. 4 Relações ilícitas, comércio amoroso. 5 Mit Divindades subordinadas a Vênus e Cupido. 6 Bot O mesmo que carrapicho, acepção 11. 7 V carrapicho-grande. A.-agarradinho, Bot: trepadeira da família das Poligonáceas (Antígonon leptopus), originária do México, muito cultivada nos jardins brasileiros com fins ornamentais. A.-crescido, Bot: o mesmo que cavalheiro-das-onze-horas. A. lésbico: o mesmo que safismo. A. livre: relações sexuais ou coabitação sem casamento legal. A. platônico: relação estreita entre duas pessoas de sexo oposto, sem realização de atos sexuais. A.-seco, Bot: o mesmo que carrapicho-de-beiço-de-boi. Pelo amor de Deus: usa-se quando se pede com encarecimento. Por amor à arte: gratuitamente, sem nenhum interesse. Seja tudo pelo amor de Deus: exclamação com que se manifesta conformidade ou tolerância com o impróprio ou com o desagradável. Ser do amor, gír: só quer saber de prazeres sensuais.

Amor próprio é uma forma de amor, que nós esquecemos, quando alguem nos pergunta:
 - Vc ama?

O óbvio é responder baseando-se em outra pessoa. Percebe como que isso influencia em uma simples resposta, amor é algo tão simples, mas que tem uma complicação toda para esta simplicidade. A resposta deveria ser indiferente e independente de qualquer pessoa a não ser você. Até Deus nos manda amar ao próximo como a ti mesmo. "Como a ti mesmo" por vezes se ama o próximo, mais que a ti, e se tem um ideal de que o amor ao próximo é mais importante, assim pessoas , esquecem de si, esquecem do que gostam, se preocupando em somente agradar a outras, sendo estes , amigos, parceiros, parentes. Acho que com esse comportamento perdemos um pouco do que se pode dizer identidade, pessoal. Não penso em entrar nesse assunto. Afinal hoje em minha postagem quero ser menos indifente a mim mesmo.

ó.dio
sm (lat odiu) 1 Rancor profundo e duradouro que se sente por alguém. 2 Aversão ou repugnância que se sente por alguém ou por alguma coisa. 3 Antipatia. Antôn: amor, afeto. O. de morte: ódio intenso, aversão mortal. O. figadal: o mesmo que ódio de morte.

Não entendendo o que é verdadeiramente amor, fica facil assimilar o que é ódio.
Com uma simples comparação do que a língua portuguesa diz sobre amor e ódio, fica bem mais fácil odiar, não concorda?  A verdade , é que o não entendimento do amor, pode se transformar em ódio, a falta também do amor, se transforma em ódio. Mas é claro que tem explicação cientifica, ou como cita meu companheiro de blog, Hell, forma nerd de ser. O amor e ódio utilizam as mesmas vias no seu cérebro para serem processadas, levando em conta que quando vc sente emoção, e claro o coração não tem capacidade de sentir, é apenas uma forma figurada, o cérebro que absorve, processa e responde.

O nosso corpo humano é a maquina perfeita criada por Deus, que acho eu que em sua infinita sabedoria, criou formas de manutenção preventiva, afinal ninguém quer criar uma máquina para simplesmente não funcionar. Pois bem.

Um comentário:

..